Início » Dorival Caymmi para crianças: coletivo Azuka apresenta espetáculo gratuito e bilíngue em São Paulo

Dorival Caymmi para crianças: coletivo Azuka apresenta espetáculo gratuito e bilíngue em São Paulo

O coletivo negro Azuka está em cartaz até novembro com o projeto “O sol nascerá”, que leva às crianças da zona leste de São Paulo uma série de apresentações gratuitas e bilíngues, inspiradas no álbum Canções Praieiras (1954), de Dorival Caymmi. O espetáculo une literatura infantil e Libras (Língua Brasileira de Sinais), criando uma experiência poética e inclusiva para crianças surdas e ouvintes.

A iniciativa nasceu da necessidade de criar um espaço de mediação entre diferentes públicos, valorizando a oralidade, a acessibilidade e a cultura popular brasileira. “As músicas de Dorival Caymmi são a base para a criação das histórias. É a partir das narrativas poéticas presentes em suas canções que a trama nasce, guiada pela sensibilidade e pela beleza lírica da obra dele”, explica Victória Oliveira, idealizadora do projeto.

Em cena, os sons se transformam em sinais, imagens e movimentos, traduzindo a musicalidade de Caymmi em múltiplas linguagens. “Para as crianças surdas, não é uma tradução literal da música, mas uma recriação que valoriza a estética da Libras, do ritmo corporal e da imaginação visual. Para as ouvintes, amplia-se a escuta ao incorporar outras formas de linguagem”, completa Victória.

As apresentações dialogam com a leveza do mar e a simplicidade da cultura popular brasileira. Com forte recorte territorial, o projeto ocupa bibliotecas e espaços culturais da zona leste, ampliando o acesso à arte e à literatura infantil em regiões periféricas.

Próximas apresentações:

  • 22 de outubro às 10h – Biblioteca Pública Hans Christian Andersen – Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, São Paulo SP
  • 24 de outubro às 14h – Biblioteca Pública Paulo Setúbal – Av. Renata, 163, Vila Formosa, São Paulo SP
  • 25 de outubro às 14h – Espaço Cultural Adebanke – Rua Durande, 175, Artur Alvim, São Paulo SP
  • 12 de novembro às 10h – Biblioteca Pública Hans Christian Andersen – Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé, São Paulo SP

O grupo é formado por três artistas que unem arte e acessibilidade. A educadora Victória Campos de Oliveira idealizou o projeto com foco em mediação cultural para o público surdo. Gabrielle Martins é tradutora e intérprete de Libras há nove anos e atua como contadora de histórias no universo infantil. Matheus Carmo Vieira Maia é músico de Itabira, com referências da MPB, do samba e de ritmos afro-brasileiros. O coletivo já homenageou nomes como Cartola e Clara Nunes, e prepara uma contação de histórias inspirada em Dona Ivone Lara, ressaltando o empoderamento da mulher negra e o poder dos sonhos femininos.

Fonte: Divulgação | Fotos: Gabriela Garcia

Website |  + posts

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *