Os tops dos streamings mundiais têm um dono dentro do gênero pop latino, a banda bogotana Morat, que há treze anos conquista cada vez mais ouvintes, fãs e prêmios.
Formada por quatro amigos, que são amigos desde sempre, já que seus pais já eram amigos, os jovens Juan Pablo Villamil, Juan Pablo Isaza, Simón Vargas e Alejandro Posada (que saiu da banda para entrada de Martins Morales em 2016), a banda Morat inicialmente foi Malta, porém teve que trocar de nome por conta de uma banda brasileira de mesmo nome, que ganhou o reality “Superstar”, da TV Globo e assinou um contrato com a Universal, o que obrigou a jovem banda colombiana a virar Morat, ao assinar com a mesma gravadora.
Apesar da ligação inusitada e uma boa base de fãs no Brasil, o grupo nunca se apresentou por aqui e nem existe uma previsão de quando o país será incluído no roteiro de shows.

Com cinco álbuns de estúdio, a banda apareceu para o mundo ao fazer uma parceria com a cantora mexicana Paolina Rubio, com a música “Mi Nuevo Vício” em 2015, que eles consideram sua “fada madrinha” e foi a “porta de entrada” para que eles se apresentassem na Espanha, onde hoje tem uma grande base de fãs.
A partir daí, a banda foi cada vez mais enchendo shows, ganhando fãs e popularidade dentro do pop em língua espanhola.
Vale destacar também, as várias parcerias que fizeram ao longo desses últimos anos, com cantores como o mexicano Alejandro Fernandez, muito popular em seu país, com a cantora espanhola Aitana e fenômenos como a argentina Tini Stoessel, além do consagrado cantor colombiano Juanes.
Cantando sobre amor, saudade, arrependimentos e misturando sons tradicionais de seu país e música moderna, desde o primeiro álbum, chamado “Sobre El Amor y Sus Efectos Secundarios” temos grandes canções como “Cómo te Atreves”, e a versão original de “Mi Nuevo Vicio”
A discografia da banda rendeu vários prêmios, como o Latin America Music Awards, em abril de 2024, dois álbuns de diamante e 55 discos de platina, o que elevou Morat ao posto de primeira banda de pop em espanhol a chegar ao topo do spotify global.

E por onde começar a ouvir Morat?
Podemos começar já pelo primeiro álbum mesmo, com canções cativantes como “Cómo te Atreves” e “Aprender a Quererte”
Pode também ir no segundo álbum, “Balas Perdidas” onde vão encontrar “Besos en Guerra”, com Juanes.
Caso queira ver o trabalho mais recente, o álbum “Ya es Mañana” foi lançado em 2025, após a grande turnê realizada pela banda em 2024, onde passaram por 14 países, 24 estádios e 19 cidades, com um som mais vibrante e colorido, onde pode encontrar excelentes canções como “Dos Mil Algo”, com fortes influências dos anos 90
E aí? Já conheciam o fenômeno colombiano? Qual é sua música favorita do Morat? Conta pra gente!
Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) |Fotos: Divulgação / Instagram @morat
Colunista, Professor, amante de esportes e de gatos!


